sábado, 4 de agosto de 2012

Exibição do filme "Bicho de Sete Cabeças" e bate-papo com a cineasta Laíis Bodanzky

Bodanzky discorrendo sobre os temas polêmicos abordados em "Bicho..."(foto EF)
 
Uma nova parceria formalizada pelo CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), com o Centro Ruth Cardoso, tornou possível um encontro de educadores e coordenadores do Programa Jovens Urbanos com a cineasta Laís Bodanzky, ontem, na sede da instituição parceira, à rua Pamplona, 1005, Cerqueira César. Antes, foi-nos proporcionada a exibição de Bicho de Sete Cabeças, antológico filme de Laís, que catapultou a carreira de Rodrigo Santoro, entre outros méritos.
No encontro, a cineasta salientou que "nós ainda não entendemos o que é droga", após uma interpelação da educadora Amanda (Instituto Alana) sobre a internação por dependência química. Utilizando a pesquisa para o filme para exemplificar muitas das controvérsias sobre o assunto, Laís - quem em momento algum fugiu das polêmcias suscitadas pelo tema - discorreu que "é uma atitude covarde pegar o problema e jogá-lo atrás do muro". Segundo ela, "o movimento tem que ser contrário: se a pessoa está enfiando a cabeça no buraco, nós não podemos empurrá-la para dentro, mas antes tentar trazê-la de volta".
O bate-papo avançou pelos diversos campos de atuação da diretora, que comentou seus métodos de trabalho, as parcerias bem-sucedidas com Austregésilo Carrano, Arnaldo Antunes, André Abujamra, Paulo Autran e Luís Bolognesi. Também esmiuçou a realidade cinematográfica vivida pelos realizadores brasileiros, explicando para o grupo um pouco das dificuldades do meio audiovisual, como captação de recursos e distribuição, entre outros temas.
Para um encontro com educadores que lidam com o universo juvenil, foi auspicioso o enorme leque de informações, questionamentos e possibilidades trazidos à tona pela diretora. Além do talento artístico nato e uma compreensão objetiva sobre o exercício pleno de cidadania, Laís irradiou-nos uma simpatia luminosa, que muito corroborou para um clima de camaradagem, mesmo diante de um assunto espinhoso e muito complexo.
 
Mais sobre o filme Bicho de Sete Cabeças: http://www.imdb.com/title/tt0263124/

Mais sobre Laís Bodanzky: http://www.imdb.com/name/nm1738698/

A equipe do PJU e Laís Bodanzky

4 comentários:

  1. Parabéns Escobar pelo relato objetivo desse encontro tão rico.

    Vandei

    ResponderExcluir
  2. Oi Escobar!

    Muito bom o relato. Pelo seu registro e pelo que pude conversar com a Ana, o debate foi bem aquecido e diversificado. Espero que os próximos mantenham essa riqueza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo relato Escobar.. encontro maravilhoso com pessoas maravilhosas!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Escobar!! Não pude participar desse encontro, mas pelo seu relato, percebi a riqueza de trocas que rolou no encontro.
    Bjs

    ResponderExcluir