Bodanzky discorrendo sobre os temas polêmicos abordados em "Bicho..."(foto EF)
Uma nova parceria formalizada pelo CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), com o Centro Ruth Cardoso, tornou possível um encontro de educadores e coordenadores do Programa Jovens Urbanos com a cineasta Laís Bodanzky, ontem, na sede da instituição parceira, à rua Pamplona, 1005, Cerqueira César. Antes, foi-nos proporcionada a exibição de Bicho de Sete Cabeças, antológico filme de Laís, que catapultou a carreira de Rodrigo Santoro, entre outros méritos.
No encontro, a cineasta salientou que "nós ainda não entendemos o que é droga", após uma interpelação da educadora Amanda (Instituto Alana) sobre a internação por dependência química. Utilizando a pesquisa para o filme para exemplificar muitas das controvérsias sobre o assunto, Laís - quem em momento algum fugiu das polêmcias suscitadas pelo tema - discorreu que "é uma atitude covarde pegar o problema e jogá-lo atrás do muro". Segundo ela, "o movimento tem que ser contrário: se a pessoa está enfiando a cabeça no buraco, nós não podemos empurrá-la para dentro, mas antes tentar trazê-la de volta".
O bate-papo avançou pelos diversos campos de atuação da diretora, que comentou seus métodos de trabalho, as parcerias bem-sucedidas com Austregésilo Carrano, Arnaldo Antunes, André Abujamra, Paulo Autran e Luís Bolognesi. Também esmiuçou a realidade cinematográfica vivida pelos realizadores brasileiros, explicando para o grupo um pouco das dificuldades do meio audiovisual, como captação de recursos e distribuição, entre outros temas.
Para um encontro com educadores que lidam com o universo juvenil, foi auspicioso o enorme leque de informações, questionamentos e possibilidades trazidos à tona pela diretora. Além do talento artístico nato e uma compreensão objetiva sobre o exercício pleno de cidadania, Laís irradiou-nos uma simpatia luminosa, que muito corroborou para um clima de camaradagem, mesmo diante de um assunto espinhoso e muito complexo.
Mais sobre o filme Bicho de Sete Cabeças: http://www.imdb.com/title/tt0263124/
A equipe do PJU e Laís Bodanzky
Parabéns Escobar pelo relato objetivo desse encontro tão rico.
ResponderExcluirVandei
Oi Escobar!
ResponderExcluirMuito bom o relato. Pelo seu registro e pelo que pude conversar com a Ana, o debate foi bem aquecido e diversificado. Espero que os próximos mantenham essa riqueza!
Beijo
Parabéns pelo relato Escobar.. encontro maravilhoso com pessoas maravilhosas!
ResponderExcluirParabéns Escobar!! Não pude participar desse encontro, mas pelo seu relato, percebi a riqueza de trocas que rolou no encontro.
ResponderExcluirBjs