sábado, 18 de agosto de 2012

Encontro Geral - Início: Trajetória Âncora e Projetos Jovens...

17/8/2012 - Ação Educativa
No II Encontro Geral do Program Jovens Urbanos, em 17 de agosto último, na Ação Educativa, Vila Buarque, São Paulo, foi apresentada a Trajetória Âncora e a cesta de experimentações. Também foram discutidos o conceito de experiência e a sua relação com a política de formação do programa, através da leitura do texto "Notas sobre a experiência e o saber da experiência", de Jorge Larrosa.
No varal de boas práticas, as equipes mapearam ideias oriundas das questões jovens nos terrritórios de origem das organizações.

BREVE REFLEXÃO
Na abertura da reunião, o coordenador do PJU, Wagner Santos, enfatizou que "o Programa, em nossa cidade e em outros lugares, enfrenta algumas peculiaridades que precisam ser enfrentadas". Lamentou que nossa sociedade seja refém "de uma pressão de um capitalismo mal feito e mal elaborado". Mas salientou que, apesar de tudo, embora o momento vivido pelo PJU seja de muitos questionamentos, não é uma ano de apreensões, mas sim de aprendizado e experimentações, pois "o Programa Jovens Urbanos não é feito de dinheiro de renúncia fiscal", portanto dependente das oscilações da economia.
Enfatizando que as questões enfrentadas pelo Programa neste ano são muito enriquecedoras e possibilitam várias ações inéditas, Wagner foi incisivo "o problema de prospecção de jovens independe da ONG ser nova ou velha".
Dito isto, deliberou que todos continuassem em suas proatividades, para que realmente o Programa faça sentido em nossas vidas, na vida da cidade e - principalmente - na vida dos jovens atendidos. 





 
fotos de Escobar Franelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário