quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Projetos jovens - a iniciação

Agora não tem mais jeito: os projetos jovens do Programa Jovens Urbanos, que por aí é conhecido como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), já entrou definitivamente na agenda da rapaziada atendida pelo programa em São Paulo.
Emerson, Caique, Leylayne e Lucas ensaiando apresentação de projeto, avaliados por Taís e Camila, entre outros (foto EF)

E todos do IPEDESH já se renderam a essa condição. Tanto que na última segunda (dia 8), o Claudemir convidou - e uma boa parcela compareceu - para um ensaio extra sobre a defesa dos projetos. Isso aconteceu devido à demanda das experimentações, que comprimiu a agenda, exigindo de todos um desprendimento maior para que todas as etapas possam ser atendidas a contento. Isso combinado, eles foram chegando, atrasados, bem-humorados, um a um, dois a dois... Recebemos eles n´A Casa Amarela - Espaço Cultural, que se tornou - já percebemos - também a residência secundária de muitos deles. E todos são bem-vindos.

Demoraram um pouco para "pegar", meio no tranco. Depois, entraram no clima e fizeram suas defesas e seus questionamentos. Usamos a proposta política (a eleição municipal tinha acontecido um dia antes e estava fresca na conversa de todos, principalmente nos piores aspectos: a sujeira dos "santinhos" e das sórdidas placas de madeira e plástico; a corrupção; o voto obrigatório etc), e eles começaram a propor ideias para a "cidade ideal". A conversa foi longa, extenuante, às vezes um pouco ácida, e carregada de sonhos juvenis, alguns plausíveis, outros nem tanto.
Início da visita técnica (foto EF)

Fato é que na terça estavam lá, de novo, agora com o time (um pouco) mais completo, para receber as simpaticíssimas Fernanda (CENPEC) e Leda (PUC), para um gostoso papo durante a visita técnica. Depois, as nossas considerações (aquilo que apelidamos de "roda de conversas inifinitas"), sobre o fim de semana, a "segunda extra", as experimentações da quarta e quinta, o cumprimento da agenda dos projetos e até um assunto que entrou meio sem querer mas que esquentou: alguém puxou o fio de conversa para o campo da sexualidade justamente na meia-hora final, e aí todo mundo queria dar pitaco, questionar, tirar dúvidas. se nãod esse um corte defintivo, acho que teríamos varado a noite com o tema.
 Visita técnica - reunião com educador e coordenadora (foto EF)
Essa semana, definitivamente, foi com um forte apelo às horas-extras. Ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário