segunda-feira, 22 de outubro de 2012

PJU: Encontro Regional na Casa Amarela

Na última sexta (19), aconteceu o último Encontro Regional do Programa Jovens Urbanos na região leste. E o local escolhido pela consultoria do CENPEC foi justamente aqui em casa, a minha, a nossa Casa Amarela - Espaço Cultural. Todas as organizações que trabalham com o Programa no extremo leste da cidade de São Paulo tomou o rumo daqui. Se todos os caminhos levam a Roma, nesse dia, houve uma mudança de rota, todos os educadores e coordenadores foram pra São Miguel.
Fomos recepcionados pela mesa farta organizada pela Sueli (presidente do IPEDESH) e Célia (coordenadora do PJU/IPDESH) e pela organização do Claudemir "Dark´ney", gentleman sempre se disfarçando de leão-de-chácara.
Mas comer e beber não era o mote, tínhamos muito a conversar, problematizar e discutir. Então a Rosana (consultora do PJU para a zona leste), tomou o leme e distribuiu as demandas. A primeira questão era uma análise profunda de como foram conduzidas as experimentações. Feitas as mea-culpas, entendemos que os jovens se apropriaram das possibilidades surgidas no bojo de todas as oficinas. Problemas, pra variar, houve de monte. Mas o relato das experiências deu a entender que todos aprendemos (nós educadores e coordenadores, e - principalmente - eles, educandos), a superar os obstáculos com destreza e talento.
A próxima questão espinhosa a ser tratada era o Encontro Público zonal. Novas considerações e alguns dissensos depois, chegamos a um formato que julgamos, senão o ideal, pelo menos próximo de nossos anseios. Os produtos a serem exibidos neste Encontro serão justamente aqueles que foram confeccionados durante as experimentações. Definimos que as apresentações desses produtos serão feitas pelos próprios assessores, com o auxílio dos educadores territoriais. E a condução do evento será feita pelos jovens urbanos Caíque, o Carreirinha do IPEDESH, a Camila, Coca, também do IPEDESH e o Raul, do MOCA. o evento acontecerá no Instituto Alana, no Jardim Helena, na próxima quinta-feira (25), a partir das 14h.
Feitas as análises, preenchidos os relatórios e discutidos os acertos finais, era hora de levantar âncora, afinal,  já passava do meio-dia. Antes, porém, para uma passadinha na mesa de iguarias, pra "tirar a vontade" do almoço de muitos, além da óbvia meiorinha de fofocas, afagos, fotos e troca de experiências...



Título de Sueli Kimura
Texto de Escobar Franelas
Fotos de Sueli Kimura

Nenhum comentário:

Postar um comentário