segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pequena reflexão sobre o início da 7ª Edição


Iniciamos nossa segunda participação no PJU bastante apreensivos, pois mal haviamos nos familiarizado com as propostas da 6ª edição e a 7ª já vinha com mudanças estruturais importantes, o que significava que teríamos que reiniciar, reaprender, renegociar, ser ainda mais criativos e, que a construção desse processo deveria ser, a meu ver, mais do que nunca, coletiva.

Nosso primeiro desafio foi e tem sido, o de conquistar os jovens para o Programa. Quero ressaltar a preciosa colaboração das direções das Escolas Estaduais Tide Setúbal e D. Pedro I que compreenderam e abraçaram as propostas do Programa nos dando transito livre para que fizessemos a divulgação de sala em sala e inscrições no local.

O segundo e talvez mais árduo desafio é o de manter os jovens no Programa. Para isso apostamos no conceito de qualidade:
Da equipe: Na compreensão do universo dos jovens/IPEDESH que se encontram na faixa-etária entre 15 e 16 anos, alguns ainda com 14 anos e que são legítimos representantes de uma geração cuja dinâmica é aceleradíssima, tem multiplos interesses e acesso a informações que a mente adolescente ainda não consegue equacionar.
Do relacionamento Equipe/Jovens:
Na aquisição de confiança mútua através do diálogo permanente (já praticado na 6ª edição e com ótimos resultados), ouvir, respeitar,  entender, levar em consideração a opinião dos jovens e o caminho inverso, sermos ouvidos, respeitados, entendidos.
Dos educadores:
Na competencia dos educadores que se esmeram na preparação das ativdades e atuam como facilitadores orientando os jovens a fazer os recortes necessarios para definir seus objetivos dentro do Programa.
Na disposição dos educadores retroalimentando constantemente sua própria inteligencia e sagacidade para alimentar o diálogo e manter o interesse desses jovens diferenciados.
No atendimento aos pais: Mais presentes nesta edição, muito da nossa ação depende da parceria com os mesmos.

Embora ainda com cautela, posso afirmar que já há um grupo de jovens consquistado pela nossa proposta, o que comprovamos através da frequencia e participação nas atividades e, para a nossa alegria, esse grupo está se consolidando e se ampliando gradativamente.

O desafio da 7ª edição é gigante e ao mesmo tempo estimulante, pois mantém a equipe atenta e motivada na busca pela excelência na obtenção dos resultados pretendidos.


Sueli Kimura

3 comentários:

  1. Ricas observações, bacana mesmo. Acertou em cheio.

    ResponderExcluir
  2. Perfeitaaaa! apreciei muito! Saiba reflexão...cai como 1 luva nas vivencias cotidianas e 1 olhar para 1 futuro promisso junto aos jovens e equipe! muito obrigada pela contribuição meu caro colega!
    \ooooooooooooooooooooooooooooooooooo/

    ResponderExcluir
  3. Grata pelo comentário Jociane. Vamos continuar conectadas trocando saberes e vivencias.

    abraços

    ResponderExcluir