Em 24 de abril não teve pra ninguém. O Programa Jovens Urbanos começou pra valer sua 7ª edição.
Nós, do IPEDESH, recebemos a rapaziada linda e curiosa com os braços abertos. A Célia, coordenando tudo; a Sueli, presidente do IPEDESH, contribuindo com tudo o que fosse necessário; eu e o Claudemir (educador da manhã), com várias atividades, de forma bem informal e interativa. Todo mundo super apreensivo para fazer com que tudo girasse numa boa e, ao mesmo tempo, sorrindo à toa, mesmo com toda a correria.
Nessa primeira semana, a proposta foi de que todos se conhecessem, falassem, comentassem suas vidas, seus nomes e os bairros aonde moram. Várias atividades foram feitas, como a "dinâmica das bolinhas", a "história do nome", o "painel das expectativas", o "apresento meu amigo", o "representando o outro", as dublagens e algumas reflexões sobre a própria casa, a rua, o bairro e a cidade, entre outras atividades. Enfatizamos o protagonismo de todos e - parece-nos - estão entendendo a proposta.
Na segunda semana, iniciamos o pós-feriado do 1º de maio, fazendo explorações no bairro, estudando bastante sobre história, religião, colonização do Brasil e migração nordestina na região. Tudo isso porque observando alguns pontos relevantes do bairro, tivemos vários assuntos que serviram para alimentar muitas discussões. O passeio serviu também para divulgar alguns dos espaços culturais importantes do entorno, entre os quais a Oficina Cultural Luiz Gonzaga.
Atendendo o pedido insistente de algumas alunas, também conhecemos extra-oficialmente as instalações do Corpo de Bombeiros na av. Nordestina. "Extra-oficialmente" porque como foi de improviso, não foi permitido o acesso às partes internas da corporação. Assim mesmo, fomos convidados a voltar lá, em data a ser agendada.
Por último, mas não menos importante, tivemos uma longa conversa sobre alguns aspectos da 2ª Guerra Mundial, sociologia, história das religiões, família, escola, com os assuntos se estendendo muito além do previsto, tal o grau de interesse dos educandos.
Também reforçamos os principais aspectos do PJU, dando bastante relevância para sua abrangência cultural, política e de mercado do trabalho, entre outros fatores. A nota menos alegre está na difuldade em cooptar novos jovens para se enturmar conosco. Uma pena, pois aqueles que estão vindo estão gostando muito. E, justamente eles, por ora, são os que estão "arrastando" os novos agregados.
Bora lá?!
(ESCOBAR, educador tarde)
(ESCOBAR, educador tarde)
Ulisses, Camila, Leylayne, Caíque e Arícia: educandos da turma da tarde
Painel das Expectativas, feito e fotografado por Carol, educanda da manhã
Visita à Capela Histórica de 1622, no centro de São Miguel
Escobar, está dez esse blog. Parabéns.
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