sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Banca: projetos jovens defendidos com garra e técnica

Depois de meses de preparação, de repetição (às vezes) exaustiva de exercícios, de muitas rodas de conversa e de momentos de reflexão profunda, os projetos jovens do Programa Jovens Urbanos (IPEDESH / CENPEC / Itaú Social) foram apresentados para as bancas em 27 de novembro último. Todos foram aprovados.
Os sortudos foram os jovens João, Lucas, Edilaine, Natasha e PC - a Arícia, por conta de outros compromissos, não pode participar - que foram, logo de cara, os primeiros a apresentar-se para a Banca 1, dirigida pela Cacau e pelo Asdrúbal. O projeto deles, que tem o nome singular de "Diotéspissio - Teatro em Movimento", prevê a criação e execução de uma peça teatral - "Nozland" - que eles mesmos escreveram e querem apresentar em diversos palcos da região.
Para a mesma banca, foi apresentado depois o projeto Customizart, que teve como proponentes os jovens Camila, Paula, Emerson, Romero e Taís. A ênfase destes jovens está na ideia de reuso e revalorização de roupas, acessórios e calçados. A prática da customização de roupas, além do apelo natural da sustentabilidade, amplia a personalização daquilo que usamos no dia-a-dia, reforçando a autoestima do indivíduo. A finalização dessa proposta dar-se-á no dia 2 de fevereiro, quando está previsto um desfile com a apresentação de todas as peças que serão tratadas no período.
Leylayne, Caíque e Larissa, com seu Revitalicria - Uma Ação na Casa Amarela, pretende dar uma "customizada" no local onde ocorre a 7ª edição do PJU executado pelo IPEDESH em São Miguel. Nitidamente influenciados pela participação na Rio +20, onde - e também no "antes" e "depois" desse grande evento sobre sustentabilidade - foram instrumentados para a procura por práticas alternativas, os três jovens se incomodaram com algumas questões que observaram e propuseram um "upgrade" no espaço. O projeto deles - que foi apresentado na Banca 2, presidida pela Rita e pela Midiã - prevê, entre outras ações, uma repaginada na pintura das salas principais do espaço, além de ações que contemplem melhoria no aspecto visual do ambiente, implantação de coleta seletiva, criação de horta vertical, plantio em latas de tinta reaproveitadas da pintura e reúso de água da chuva (conforme sugestão da Midiã, orientadora da banca).
Essa proposta tem a singularidade e singeleza da preocupação dos jovens para com as turmas vindouras, já que eles alardeiam para amigos e vizinhos a importância do Programa Jovens Urbanos em suas vidas. 
Outro protagonismo diferenciado apresentado por todos os jovens deriva da ideia de apresentar os produtos finais de seus projetos numa ação conjunta. A data prevista é 2 de fevereiro de 2013, um sábado, quando A Casa Amarela - Espaço Cultural será reinaugurada pelo Revitalicria, sediando também o desfile do Customizart e a apresentação teatral do Diotéspissio.
Agora, é esperar para colher os frutos.
 Taís e Romero apresentando o Customizart
 Emerson, Paula e Camila apresentam o Customizart para Cacau, que faz apontamentos
 Cacau interage com Edilaine, Natasha, PC e Lucas, do Diotespissio
 Lucas e João, apresentando o Diotespissio
Público (educandos, educadores e coordenadores) acompanham a Banca 3
 Apresentação para Banca 3, coordenada por Maria Brant e Vandeí
Larissa, Leylayne e Caíque apresentando o projeto Revitalicria

Nenhum comentário:

Postar um comentário