domingo, 2 de dezembro de 2012

Projetos jovens: palestra com Punky - artista plástico

O dia 29  de novembro reservou aos jovens do Programa Jovens Urbanos - IPEDESH, a chance de um encontro inusitado: uma verdadeira aula de história da arte com o artista plástico Duílio Coutinho, mais conhecido como Punky Além da Lenda. O convite para a partcipação dele partiu da Sueli Kimura, presidente do IPEDESH, dentro da proposta de trazer para os jovens, cabeças diversas com diversos saberes.

Dono de um conhecimento peculiar, amplo, vasto e abrangente, conhecedor dos meandros da Paulicéia como poucos, grafiteiro e também artista gráfico, Punky não fugiu das questões complexas que os jovens trouxeram para discussão. Antes, aproveitou a oportunidade e proporcionou a todos uma autêntica aula de história da arte. Discursou com muita veemência sua experiência de vida, bem intensa corajosa e - em determinados momentos - muito perigosa, na periferia da grande metrópole. "Em 1982, participei do 1º festival de música punk no país, O Começo do Fim do Mundo, no Sesc Pompeia, em SP", lembrou. Também contou uma história inusitada e inebriante, de quando em 1987 decidiu dar um rolê pelo Brasil, passando 6 meses circulando pelo país.

Os jovens do programa se mostraram  muito receptivos às histórias, ideias e proposições sugeridas por Punky, principalmente quando ele mostrou-se inovador e conhecedor de conceitos-chave para explicar sua arte. "Nos primórdios, grafite queria dizer o mesmo que pichação", afirmou, antes de arrematar, "arte é expressão, e quando vejo uma pichação, penso que é alguém tentando se expressar."

 
Depois de conversa com a plateia, Punky juntou-se aos jovens Leylayne, Caíque e Larissa para discutir ações pontuais no Projeto Revitalicria - Uma Ação na Casa Amarela. Este projeto jovem, já aprovado em banca no último dia 27, pretende que o espaço aonde este ano acontece a 7º edição do PJU torne-se referência paisagística e de sustentabilidade, dentro dos conceitos assimilados pelos jovens no transcorrer do ano e, principalmente, depois da participação formativa na Rio+20.

Fotos: Celia Yamasaki
Texto: Escobar Franelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário