quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Véspera de festas - a gente já começou

Tudo bem que natal é tempo de confraternização, troca de presentes e abraços. Tudo bem que natal é tudo de bom. Tudo bem que um monte de coisa: o fato é que eu, Escobar, nesse ano ganhei mais que alunos ou educandos, esse ano ganhei mais que salário, ganhei mais que horas de estresse ou de devaneio, ganhei presentes. Tudo bem que vai parecer exercício demagógico isso aqui, vai parecer loas tecidas no calor natalino, vai parecer discurso oficial de festa de formatura.
Sueli Kimura (pres. IPEDESH), entregando o certificado de "jovem urbana" da jovem Aricia
Mas não é nada disso. Isso aqui também é meu diário e confessionário, e se coloco aqui a Coca, a Pudim, o Romero, o Emerson, a Nega, a Edi, o Murilo, a Leylayne, a Paula, o PC, o Lucas, o João Carlos, a Natasha, a Bárbara, o Tadeu, Diego, o Akira, a Mariana, a Jeniffer, a Lichia, as Karens, as Ariadnes, a Amorom, a Gabriela, o Claudemir, a Célia, a Sueli, o Alexandre, a Mariana Vilela, o Punky, todos os outros coordenadores, educadores e assessores que cruzaram meu caminho nesse 2012, é porque eu realmente amei encontrar vocês, amei ter vivido intensamente cada momento, cada troca de energia, de saber, de experiência. É com toda essa bagagem que estou caminhando para 2013, diferente de como estava há 365 dias atrás, pensando e pesando várias possibilidades, sem imaginar que esses 12 meses seguintes seriam tão cruciais, ricos e intensos.
Claudemir "Dark´ney" Santos (educador do PJU-IPEDESH), "diplomando" a jovem Edilaine

Lembro de todas as formações (no CENPEC, na Fund. Tide Setúbal, na Ação Educativa, na Fund. Bienal), todos os encontros, todas as divulgações do PJU em S. Miguel, as explorações que tanto me ajudaram a compreender um pouco mais dessa Sampalândia louca, abstrata e aderente à minha paixão. Lembro da Rio+20, dos passeios ao SESC e ao Clube Itaú, das experimentações ns outras ONGs. Lembro do rosto de vários jovens que chegaram ao programa mas que, por motivos diversos, não ficaram. Lembro dos muito que quiseram mas seus pais não deixaram, a escola não apoiou, a namorada (ou namorado) não quis. Mas lembro, especialmente de vocês todos, que persistiram no mesmo sonho que eu, mais saudável, coerente, consistente, mais "sustentável". E até me lembro de amizades com educandos de outras organizações, meus amigos que semeei e cuja amizade vou colher e desfrutar pelos anos vindouros.
Célia Yamasaki (coordenadora do PJU-IPEDESH), "emocionada"com a Larissa Lorraine, "jovem urbana" de corpo & alma

É por isso que hoje, longe de iniciarmos o "nosso" período natalino ou de despedir-se até o ano que está à porta, hoje, simplesmente, celebramos nossa amizade, intensa e sincera. É por isso que agora, aqui, não há mensagem nem cartãozinho piegas. Aqui ficam grafados - apenas - meu "muito obrigado" e meu "até breve", amigos.
Tim-tim!
A foto "oficial"

Caíque e Natasha trocando o "amigo-chocolate"

Taís e João Carlos, felizes com seus chocolates

Texto de Escobar Franelas
Fotos de Caíque Cirino, Célia Yamasaki e Escobar Franelas

Um comentário:

  1. Para.... PARABÉNS A TODOS JOVENS GUERREIROS E A HORADA EQUIPE DE TRABALHOS DA oNG IPEDESH
    Salve a todos e Boas festas!!!

    ResponderExcluir