quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Projetos: workshop com a designer Mariana Vilela

O mês de outubro findou de maneira fulgurante. Depois das experimentações, dos encontros públicos, do início da rascunhagem dos projetos, de palestras, explorações e trocentas novidades, dia 31 reservou aos jovens urbanos atendidos pelo IPEDESH na mítica Casa Amarela, a chance de participar de uma workshop com a designer gráfica Mariana Vilela.
O convite para a "aula magna" era para a turma que está desenvolvendo o projeto de customização de roupas, acessórios e calçados, mas todos acabaram se interessando pelas novidades e informações trazidas pela artista. A sala ficou lotada de jovens que queriam entender um pouco mais da história e conceito do que é moda, e um aprofundamento na ideia do que é customização de produtos.
Citando casos que foram problematizados em sua pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Mariana foi bem além, explicando a todos como a ideia de customização vem de encontro à ideia de personalização, de como o ser humano gosta de desenvolver coisas que tenham "a sua cara". Outra abordagem importante lembrada pela designer foi a apropriação da sustentabilidade como elemento agregador na história da moda. Com a ampliação desse conceito, as pessoas renovam uma determinada peça de roupa, impedindo que ela vá para o lixo sem cumprir mais ciclos de uso.
Depois de explanar claramente essas teorizações, de tirar as dúvidas que os jovens formulavam, Mariana também explicou a aplicação prática, já que ela mesma vive do comércio das peças exclusivas que ela customiza. Para quem quiser saber mais sobre ela, o seu sítio virtual é http://comamorlucy.goodsie.com/. Sugiro uma visitinha, com o cartão de crédito nas mãos, claro!


fotos de Murilo Avelões, Taís Borges e Escobar Franelas
texto de Escobar Franelas

2 comentários:

  1. Parabéns toda equipe do Ipedesh pela estratégia utilizada.
    È muito importante fazer esse tipo de estratégia, onde os jovens tem oportunidade de conversar com profissionais que desenvolvem atividades relacionadas a linguagem dos projetos pensados por eles.

    Vandei
    Cenpec

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vandeí, nem vou "perder" muito tempo aqui, porque tá tudo tenso essa semana. Mas obrigado pela leitura, atenção e itneração. Realmente, a fase de escritura dos proejtos é um momento muitíssimo interessante para todos.
      Valeu por sua dedicação e participação em nossas vidas.

      Excluir