O mês de outubro findou de maneira fulgurante. Depois das experimentações, dos encontros públicos, do início da rascunhagem dos projetos, de palestras, explorações e trocentas novidades, dia 31 reservou aos jovens urbanos atendidos pelo IPEDESH na mítica Casa Amarela, a chance de participar de uma workshop com a designer gráfica Mariana Vilela.
O convite para a "aula magna" era para a turma que está desenvolvendo o projeto de customização de roupas, acessórios e calçados, mas todos acabaram se interessando pelas novidades e informações trazidas pela artista. A sala ficou lotada de jovens que queriam entender um pouco mais da história e conceito do que é moda, e um aprofundamento na ideia do que é customização de produtos.
Citando casos que foram problematizados em sua pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Mariana foi bem além, explicando a todos como a ideia de customização vem de encontro à ideia de personalização, de como o ser humano gosta de desenvolver coisas que tenham "a sua cara". Outra abordagem importante lembrada pela designer foi a apropriação da sustentabilidade como elemento agregador na história da moda. Com a ampliação desse conceito, as pessoas renovam uma determinada peça de roupa, impedindo que ela vá para o lixo sem cumprir mais ciclos de uso.
Depois de explanar claramente essas teorizações, de tirar as dúvidas que os jovens formulavam, Mariana também explicou a aplicação prática, já que ela mesma vive do comércio das peças exclusivas que ela customiza. Para quem quiser saber mais sobre ela, o seu sítio virtual é http://comamorlucy.goodsie.com/. Sugiro uma visitinha, com o cartão de crédito nas mãos, claro!
fotos de Murilo Avelões, Taís Borges e Escobar Franelas
texto de Escobar Franelas
Parabéns toda equipe do Ipedesh pela estratégia utilizada.
ResponderExcluirÈ muito importante fazer esse tipo de estratégia, onde os jovens tem oportunidade de conversar com profissionais que desenvolvem atividades relacionadas a linguagem dos projetos pensados por eles.
Vandei
Cenpec
Vandeí, nem vou "perder" muito tempo aqui, porque tá tudo tenso essa semana. Mas obrigado pela leitura, atenção e itneração. Realmente, a fase de escritura dos proejtos é um momento muitíssimo interessante para todos.
ExcluirValeu por sua dedicação e participação em nossas vidas.