quarta-feira, 20 de junho de 2012

PJU/IPEDESH no Rio+20: Diálogos Intergeracionais

"Na minha opinião, os jovens vão estar procurando novos conhecimentos". (Caíque, 16 anos, participante do Programa Jovens Urbanos (Itaú Social / CENPEC / IPEDESH)
"Vamos ver se a gente interfere e consegue mudar alguma coisa, que é o meu intuito". (Larissa, 16 anos, participante do Programa Jovens Urbanos (Itaú Social / CENPEC / IPEDESH)
"Espero que depois as coisas comecem a mudar, pois isso é muito importante, principalmente para o nosso bem-estar". (Leylayne, 16 anos, participante do Programa Jovens Urbanos (Itaú Social / CENPEC / IPEDESH)

Segunda à noite, no trem, partindo de S. Miguel (foto EF)

Leylayne, Caíque e Larissa na sede do CENPEC, momentos antes do embarque (foto EF)

Foi no pique dessas declarações que partimos (eu como educador do Programa Jovens Urbanos, mais os três protagonistas), nos primeiros minutos da madrugada de ontem para o Rio de Janeiro. Lá, participamos da Cúpula dos Povos, dentro da Rio+20. 
A sugestão para que o Programa Jovens Urbanos-2012 participasse da Cúpula partiu de um convite do  Instituto Marina Silva ao CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Assim, junto a outras instituições civis, ajudamos a viabilizar um amplo painel de questões sobre como interferir socialmente para gestarmos um amanhã mais humano e ambientalmente mais saudável.
Com jovens urbanos vindos das zonas leste e sul da Sampalândia, aceitamos o desafio de sonhar com um mundo melhor, através de intensas discussões sobre que planeta queremos nos próximos anos. A proposta para que participássemos das discussões veio a calhar, pois norteou questões urgente-urgentíssimas e que foram aprimoradas, através de diversas oficinas em processo quase full-time. O CENPEC  viabilizou, entre outras, a oficina de rádio-blogue, desenvolvida por Fábio Kinker, Renato Batista e Marco Antônio Dalama, para os jovens do IPEDESH, CECCRA e Instituto Alana. O projeto deu tão certo que culminou no blogue http://www.radiotudojuntoemisturado.blogspot.com.br/, que também é uma rádio onde os educandos das três ONGs estão postando seus podcasts que tratam de múltiplas questões ambientais e sociais.

Tapumes "artísticos" usados no Rio como disfarce para esconder favelas e ocupações dos turistas (foto EF)

Chegada dos "jovens urbanos" para os Diálogos Intergeracionais, na Cúpula dos Povos (foto EF)

Chegamos ao Rio muito cansados, depois da noite na estrada, mas cheios de gana e ansiosos por assimilar informações e efetivar trocas de saberes. Depois de reconhecer o leque enorme de variedades culturais e etnológicas na orla que serpenteava o Aterro do Flamengo, participamos da plenária, que tinha o sugestivo título Diálogos Intergeracionais Sobre Sustentabilidade.
Alguns dos convidados eram personalidades bastante conhecidas pela histórica militância em favor da vida e da sociedade. Entre os quais, cito Maria Alice Setúbal, Edgar Morin, Marina Silva, Heloísa Helena e Oded Grajew. Outras inteligências também contribuíram para o enriquecimento dos debates e reinvidicações. As jovens Regina Chaves e Fernanda Kaingang (primeira advogada "índia" brasileira), além do líder indígena Ailton Krenak, também deram ricos depoimentos. Ampliando ainda mais as reflexões e reinvidicações, Lucas Campodonico, Ivan Pascaud e Edith Sizoo, entre outros, potencializaram as infinitas possibilidades advogadas pelos interlocutores. Morin não compareceu, provavelmente por conta de sua avançada idade (90 anos), o que lamentamos, mas não diminuiu a importância e riqueza do evento.


Público enorme acompanhando as explanações na Plenária "Diálogos Intergeracionais" (foto EF)

Heloísa Helena discursando para pessoas atentas (foto EF)

O jovem Caíque, representando todos os "jovens urbanos", aproveitou bem a chance de entrevistar Marina Silva. A oportunidade surgiu depois de uma "costura" feita pela jornalista Débora Beraldo, do CENPEC e a assessoria da senadora. A ideia inicial era que todos os jovens que participaram da criação da rádio-blogue pudessem entrevistar a senadora. Fábio, Marco Antônio e Renato, os assessores técnicos, ajudaram Caíque, Leylayne e Larissa (do IPEDESH) e Gabriele e Kevin (do CECCRA), na formulação das perguntas. Como houve atraso na programação e a agenda da ex-ministra do Meio-Ambiente estava "apertada", apenas Débora e Caíque conversaram com a também ex- candidata à presidência da República em 2010.

Marina Silva assediada por repórteres. "Furo" que a Débora e o Caíque conseguiram (foto EF)

Caíque Lima explicando a emoção de sua primeira entrevista (foto EF)

Reinvidicação sim, mas com humor (foto EF)

Diversas etnias presentes na Cúpula dos Povos (foto EF)

A união entre os povos através da arte, marcada nas peles (foto EF)

Os "hermanos" apresentam suas reinvidicações (foto EF)

Denúncia (foto EF)

3 comentários:

  1. ola sou antonio do projeto tide do galpao da cultura e cidadania..fui com vcs ate o rio...o nosso face e lutheriagalpaodacultura@hotmail...c puderem nos visitar e o email e o mesmo obrigado....toni luthier...

    ResponderExcluir
  2. Belo relato Escobar.. é como se eu estivesse presente sentindo a mesma emoção que os jovens. :)

    ResponderExcluir
  3. Escobar somente hoje vi este relato. Parabéns! Agradeço a citação e vamos que vamos! Abs, Débora Beraldo

    ResponderExcluir