terça-feira, 5 de junho de 2012

Oficina de rádio-blogue, com chuva

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Romero toma "um banho" de natureza (foto EF)

Loucura, gente!
Saímos de São Miguel para ir à Vila Mara, no Instituto Alana, para o 3o. encontro com o Fábio, que está instruindo a gente na construção de uma rádio-blogue. Doidura total, pois estava chovendo pra caramba, e foi um negócio doido, ir tão perto mas com "aquela chuva" impertinente a seguir os passos da gente.
Não bastasse isso, tomamos um ônibus (Jd. Romano), que deixava a gente "meio longe" de onde queríamos descer. O negócio foi rir do infortúnio, abrir os guarda-chuvas e... bora lá!...
Enfim chegamos, fomos recepcionados pelo belo sorriso da Elaine (educadora do PJU no Instituto Alana), pedimos desculpas ao Fábio pelo "pequeno" atraso de 20 minutos e tocamos o barco.
Ouvimos nossas vozes gravadas na semana passada e agora editadas, nos divertimos bastante com as trilhas e vinhetas criadas, pesquisamos material para novas gravações e discutimos bastante o fato de hoje, 5 de junho, ser considerado o Dia Mundial do Meio-Ambiente.A pergunta que ficou em aberto foi, "há o que comemorar nessa data?"

Fábio "provocando" a rapaziada (foto EF)

Com a palavra, os próprios jovens urbanos: Larissa (IPEDESH): "não tem que ser comemorado só nesse dia. Tem que ser todos os dias". Ao que Fábio interpelou: "Entrei no UOL hoje e não tinha nada falando desse dia". Leylayne (IPEDESH), desapontada, afirmou: "Falta incentivo, consciência".
Marcel (educador do CECCRA), fez um apontamento muito interessante para os jovens: "Vocês não acham que a gente fica esperando muito dos governantes e empresários? Não estamos muito passivos em relação às atitudes que podemos tomar?" A Elaine (educadora do Alana), arrematou, de forma muito precisa: "A mídia fala que não somos muito articulados, mas a verdade é que essa nossa reunião, aqui, agora, é uma articulação".
Ao fim da conversa (que, verdade seja dita, parecia que não ia ter fim, de tanto que os PJU queriam debater), o Fábio convidou-nos para esse tipo de reflexão proposto por todos e que vai servir de mote para as possíveis discussões, a partir de domingo, dia 10, na Casa das Caldeiras. Lá ocorrerá a prévia da Cúpula dos Povos, que acontecerá em 19 de junho no Aterro do Flamengo, RJ, onde os jovens estarão participando ativamente, articulando seus saberes para uma nova proposta de mundo. Tais eventos são off-Rio+20, a conferência das Nações Unidas para o meio ambiente.
E esses jovens urbanos têm muito a dizer.
Ouçam!
Quem viver, ouvirá!

Marcel defendendo pontos de vista pra lá de interessante (foto EF)

Letícia refletindo sobre questões importantes do meio ambiente (foto EF)

Caíque discorrendo com argumentos sólidos alguns assuntos referentes ao meio ambiente (foto EF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário