"Como uma obra de arte ou a poética de um artista pode contribuir na sua prática?" "Como é a educação da arte contemporânea com a educação e com a vida?" "Qual a relação entre arte e educação e o artista e o educador?" Usando estes questionamentos como referência, o educador e artista plástico Pablo Tallavera deu início ontem, dia 15, ao último encontro de Formação em Educação e Arte Contemporânea, no Pavilhão da Bienal Cicillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera. O curso faz parte do currículo de atualização dos educadores do Programa Jovens Urbanos, mantido pelo CENPEC, em parceria com a Fundação Tide Setúbal.
Usando as obras e os pensamentos de vários artistas, como Alberto Casari, Kaprow, Beyus e Bruno Munari para pensar os conceitos de arte, cidadania e vida na contemporaneidade, Tallavera levou-nos a divagar pelos meandros da criação artística. Recorreu também às ponderações de Luiz Pérez-Oramas, cujo raciocínio trafega sempre pelo ineditismo e fuga do senso comum, quando a questão é pensar o homem, a arte e a sociedade do século atual. Municiado de vários argumentos e sólida instrução inquisidora, o educador não fugiu das polêmicas e provocou deliberadamente todos os presentes, para refletir a importância da arte e, mais ainda, essa introjeção na vida moderna. Sempre fugindo das respostas fáceis, inquiriu a todos para que fossem além da superfície das respostas básicas. Tanto que muitos se propuseram a uma reflexão mais profunda ao que era discutido pelo grupo.
Ao fim, depois da composição do Mapa Conceitual Espacial, o grupo, que colaborou efetivamente na proposta de uma obra de arte genuinamente coletiva, explanou suas ideias e os conceitos apreendidos durante os quatro encontros que representou o curso.
Todos, em comum, falaram que a resposta do que é arte hoje é muito difícil, mas, ao mesmo tempo, expuseram as múltiplas possibilidades de entender e fazer arte está ligada, contextualmente, ao prazer estético e - principalmente - ao prazer existencial. - Arte - repetiram - é vida!
Fragmento do Mapa Conceitual Espacial (foto EF)
Questionados e questionador (foto EF)
A obra de Casari, abrindo um leque de reflexões (foto EF)
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