terça-feira, 26 de junho de 2012

Inicio da preparação para os Projetos Jovens

Na última sexta, 22 de junho, tivemos um encontro muito legal como Vandeí, para nos prepararmos para a fase de projetos com o PJU.  O encontro aconteceu no SEPAS (São Miguel), e foi pautado pelas questões voltadas para o entendimento, a relevância, o planejamento e a execução das ideias.
Para enfatizar as discussões, foram propostas foram situações lúdicas e discursivas, exposição de trabalhos que enfatizassem a metodologia, que ajudaram na reflexão sobre as questões.



A base da conversa, ocorrida no período da manhã, foi baseada numa entrevista trazida pelo Vandeí e pela Rosana em que Carlina Rinaldi (Escola Reggio Emilia, Itália), faz uma abordagem muito esclarecedora sobre como a metodologia, o planejamento, a interação social, a multidisciplinaridade e o respeito às construções cognitivas possibilitam e ampliam o repertório na relação ensino-apendizagem (diria eu, "ensino-aprendizagem-ensino").
Baseado nessas ponderações, Daniel Marques (Acaleô), falou um pouco de sua aplicabilidade pedagógica no PJU, " sempre proponho uma dança, um batuque, para que o corpo perca aquela coisa mecanizada". Claudemir Santos (IPEDESH) acrescentou com outra apropriação dessa formulação. Para o educador "é importante perceber o ponto de conexão de cada pessoa, que é sempre diferente".
O debate rendeu outros pontos de vista, diversos mas complementares. Aplicados à prática di[aria no Progrma Jovens Urbanos, com certeza vai enriquecer profundamente o repertório tanto de educandos quanto dos educadores.


À tarde foi realizada uma intensa atividade lúdica onde, primeiramente, foiconfeccionado um boneco com tudo o que já foi realizado dentro do PJU este ano. A visualização permitiu aos educadores presentes uma visibilidade mais efetiva de como as atividades de todos estão correlacionadas e se convergem em diversos momentos, apesar das peculiaridades de cada organização e cada geografia.
Após, alguns prospectos de possíveis projetos dos educandos desse ano foram inventariados pelos educadores presentes e apresentados como uma feira, onde alguns tentavam vender seus produtos e outros intentavam comprar. De forma muito divertida, novamente foi possível verificar as probabilidades e dificuldades que permeiam o caminho de cosntrução dos projetos a serem propostos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário