quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

DIOTESPISSIO AINDA TÁ CORRENDO TRECHO



O Programa Jovens Urbanos ainda não terminou pra eles. Lucas me manda mensagem em pleno feriado perguntando, aliás, confirmando o ensaio de quinta. Confirmado. Na quinta, ensaios, ajustes, novas aquisições para cenas, cenários, adereços,... E aquela música ali? Precisamos pensar numa nova solução para um velho problema. Segue trecho, não dá pra cortar caminho. Os meninos são mais estabanados que as meninas. Sem novidades. Um ensaio geral no calor. Todos esgotados. Deixa pra lá as últimas cenas, vamos conversar sobre a narrativa da história. Entendido o conceito, vão-se para suas casas. Sábado tem apresentação na Casa de Cultura de São Miguel.
 
Sábado. O carro de Franelas se enche de figurinos, adereços e jovens. Alguns chegarão mais tarde, mas Bia, Lucas e Paulo já estão a postos. Uma amiga recém chegada da Bahia assiste a tudo nostalgica. Eles espalham os figurinos, montam suas coxias equipadas com o que precisam de cena, discutem sobre como devem ser as coisas neste espaço. Eu tento interferir o minimo possivel.
a Casa de Cultura de São Miguel não oferece muito. Não tem som, não tem luz, não tem nada. O descaso com a cultura não é uma novidade, eles aprendem isto rápido e assimilam com facilidade. Sem problema: o funcionário presente se esforça em nos ajudar o máximo e manter o minimo de conforto possível. Tudo ok, o Diotespissio vai pra Praça e brinca no parque, 40 minutos de diversão antes do espetáculo.
 
O publico chega, os atores se arrumam, se preparam. A apresentação acontece.
Fim da apresentação. Aplausos. Os pais reconhecem os filhos, os amigos reconhecem os talentos, eu pergunto sobre minha tesoura de estimação. Onde eles enfiaram, caramba?
Enfim, as coisas são colocadas no carro de Escobar Franelas e Marcos Fersil, com a ajuda de Anne Karoline Trindade. Seguimos para a Casa Amarela e guardamos as tranqueiras de teatro. Eles estão ficando bom, mas ainda são desorganizados. Mas vamos dar um jeito rapidinho neste jovens desorganizados e talentosos. Eles tem um mundo pela frente, e a história só está começando.

Um comentário:

  1. Tanto seu texto quanto a apresentação deles foi "duca". Texto sem maquiagem, sem retoques, com a essência da emoção vivida.

    ResponderExcluir