Costumo dizer em conversas informais com amigos e
amigas que só conseguimos confirmar se demos boa educação aos filhos quando estes
se tornam adultos. A escolha sobre como conduzí-los por um longo período é
feita logo nos primeiros meses de vida e é um caminho sem volta, não tem como
dizer “apaguem tudo o que foi dito e feito e vamos recomeçar”.
No caso dos meus filhos, me sinto recompensada com as
respostas que obtive durante o percurso e tenho muito orgulho dos adultos em que
se tornaram, cada um à sua maneira com seus defeitos e qualidades.
Traçando um paralelo com os jovens urbanos/IPEDESH que em
cada edição permanecem conosco por aproximadamente um ano (período curto se
comparado com nossos filhos) também temos a consciência de que as respostas só
virão no futuro. Quando debatemos conceitos como ética, cidadania,
coletividade, diversidade cultural, arte, entre outros, nos perguntamos se
houve entendimento, mas se ampliamos nossa percepção
através dos sentidos, observando, tateando, intuindo, auscultando (palavra
muito usada pelo meu amigo Tião Soares e que agora faz parte do meu
vocabulário), captamos os sinais, as pistas que os jovens vão deixando ao longo
de sua trajetória no Programa através de atitudes espontâneas, sem grandes
delongas ou elocubrações.
Não existe ferramenta que meça as conquistas imateriais,
estas são invisíveis a olhos de leigos e não há como explicar o óbvio que invariavelmente
é ofuscado por teses e antiteses do academicismo, mas tento sempre jogar um
pouco de luz para clarear o caminho para a simplicidade (não o atalho da
simplificação) e embora possa parecer
pretencioso da minha parte, os resultados valem a pena.
Os resultados aparecem em várias situações cotidianas
como por exemplo quando se organiza uma festa em que todos participam e se
divertem independente da sua preferência por este ou aquele formato ou quando
se aceitam e convivem pacificamente apesar de serem de “tribos” diferentes
construindo pontes de convergência ou ainda quando executam tarefas
coletivamente, quando resolvem conflitos com diálogo.
Não sei se o caminho escolhido pela equipe/IPEDESH satisfaz
aos indicadores que costumam medir os resultados através desta ou daquela
metodologia, mas satisfaz a mim como educadora que tem como objetivo
contribuir na formação de jovens para que se expressem e se
manifestem em toda a sua plenitude.
Sueli, seu texto pondera pelas mesmas linhs de raciocínio pelas quais entendo a Educação no seu sentido mais amplo, múltiplo e complexo e nem por isso (aliás, justamente por isso), muito sedutor.
ResponderExcluirQuerido Escobar
ExcluirNo PJU 7, obtivemos um belo resultado do qual você participou ativamente.
Provavelmente num próximo trabalho a construção será diferente, serão outros os atores, mas teremos como ingredientes permanentes: o diálogo e o trabalho conjunto.
Aproveito para agradecer pela parceria que, espero, se estenda por muito tempo.
Há braços para abraços
"menos" sedutor, é o complemento correto da frase anterior. Desculpe-me.
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