segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Encontro no CENPEC

Foi maravilhoso reencontrar vários amigos educadores e coordenadores no CENPEC hoje, durante o encontro para discussão dos projetos jovens e apreciação do ano de 2012. E talvez por não ter registrado em fotos o dia inesquecível, estou aqui, meio sem palavras e sem inspiração para escrever, ainda que devidamente "vitaminado" pelos abraços, afagos e palavras dos amigos que conquistei ano passado e, ao que tudo indica, permearão meu caminho por anos a fio.
Coordenados pela Rita Carmona, tiramos o dia para fazermos as considerações finais sobre a jornada inusitada que foi o ano de 2012 com os Jovens Urbanos. Sem a bolsa proporcionada pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), e que era custeada pela Prefeitura de São Paulo, organizações, coordenadores e educadores, tiveram que "tirar leite de pedra", para fazer com que os jovens aderissem ao Programa e, mais que isso, dessem continuidade às atividades propostas, dia a dia, mês a mês.
Por incrível que pareça, este problema inédito permitiu que colocássemos em práticas diversas saídas para que o PJU não perdesse tanto em qualidade na produção dos trabalhos (experimentações, atividades, explorações e projetos). Agora podemos reconhecer que se proporcionalmente não tivemos o número de jovens que prevíramos, em compensação os que toparam seguir conosco essa jornada proporcionaram uma viagem de muitas conquistas, recompensas, com uma troca intensa de informações e saberes e, mais ainda, uma disposição envolvente na criação de demandas e oportunidades.
A prova dos nove foi elencarmos hoje os projetos que surgiram, todos propostos pelos irrequietos jovens das zonas sul e leste da capital. Todos eles estão sendo trabalhados para serem entregues até o mês de março, quando o Programa findará esta edição, e, juntos, sopraremos as velinhas do "dever cumprido". Portanto, todos, estufem os peitos e preparem-se para comemorar! Teremos mutias festas nesse início de ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário